top of page

Diversidade no Mercado de Trabalho: Representatividade que Transforma.

No pulsante cenário do mercado de trabalho, a representatividade emergiu como um catalisador de mudanças. Buscamos nos aprofundar na importância da diversidade na publicidade e na liderança das empresas, desvendando como a inclusão autêntica não apenas reflete a realidade da sociedade, mas também remodela os desafios e oportunidades.

 


Complexidade da Representatividade

A busca por representatividade vai além de simplesmente incluir rostos diversos na comunicação de uma empresa.

Envolver líderes negros na concepção estratégica não apenas traz perspectivas únicas, mas também desafia as normas que perpetuaram desigualdades no setor.

Segundo dados do estudo "Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil”, realizado pelo IBGE, os negros representavam a maioria dos trabalhadores no país (53,8%) em 2021. Porém, ocupavam apenas 29,5% dos cargos gerenciais no mercado de trabalho. O número, já muito baixo, ainda sofreu uma queda após a pandemia: o mesmo estudo realizado pelo IBGE apontou que, em 2019, os negros ocupavam 29,9% das posições gerenciais nas organizações.

"Muitas oportunidades não chegam para pessoas negras e, quando chegam, são oportunidades de base, para cargos de entrada, como estágio, jovem-aprendiz ou analista. Isso não é por acaso. Durante muito tempo e, ainda hoje, o mercado diz que não há pessoas negras preparadas para essas posições. O que é uma contradição, dado que os negros, graças a lei de cotas, acessaram a universidade e hoje possuem mais anos de estudo", diz Sônia Lesse, sócia-diretora na Profissas, consultoria de diversidade e inclusão.



Liderança Transformadora

A inclusão de líderes negros no mercado imobiliário não é apenas uma questão de equidade, mas uma estratégia inteligente para o sucesso empresarial a longo prazo.

Cientes disso, algumas empresas estão criando programas específicos para desenvolver profissionais negros e aumentar a representatividade em cargos de liderança. Uma dessas companhias é o Mercado Livre, gigante do e-commerce que emprega mais de 13 mil funcionários.

Em 2021, a empresa passou a integrar a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, plataforma de articulação entre mais de 70 empresas comprometidas com a igualdade de oportunidades e com o tratamento justo a todas as pessoas, rejeitando práticas de discriminação racial que possam afetar o desenvolvimento de profissionais, dos negócios e da sociedade.

"Precisa ser um trabalho intencional. Mesmo no Mercado Livre, em que tivemos um crescimento gigante nos últimos anos, se não houvesse essa intenção de promover pessoas negras, nada mudaria. Porque, naturalmente, nossos vieses impedem que esse processo ocorra se não houver uma decisão proativa", afirma Angela Faria, diretora de diversidade e inclusão da empresa.



Modelando o Futuro

Além de ocupar cargos de liderança, líderes negros no mercado imobiliário desempenham um papel vital na mentoria e no empoderamento da próxima geração de profissionais.

Alguns fatores são a chave para sair do discurso e realizar mudanças concretas. Além de programas e iniciativas que visam apoiar o desenvolvimento de talentos diversos, uma iniciativa muito importante é o engajamento da alta liderança. Outro é a intencionalidade, ou seja, a vontade, de fato, de incentivar a ascensão de pessoas negras, algo que passa pela criação de políticas afirmativas e metas claras sobre o tema.

Um exemplo é a Aegea, companhia de saneamento que emprega mais de 11 mil funcionários. Além de estabelecer metas, atrelou a promoção de negros e mulheres na liderança a objetivos financeiros da companhia.

Até 2030, a empresa brasileira pretende aumentar de 32% para 45% e 17% para 27% o número de líderes mulheres e negros, respectivamente. Objetivo este que está atrelado a uma emissão de títulos ESG do tipo Sustainability-Linked Bonds (SLBs).

Para atingir essa meta, em 2017, a empresa criou um Programa de Igualdade Racial. Batizado de Respeito Dá o Tom, a iniciativa conta com três pilares de atuação: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

Para a empregabilidade, o foco é a geração de vagas para pessoas negras; para o desenvolvimento, a atenção está na disponibilização de cursos e outras iniciativas de aprimoramento.

E, para o último pilar, o de relacionamento, o foco está em atuar na sensibilização dos funcionários por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial, assim como realizar parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.

"Para a Aegea uma concessão de saneamento é mais do que um contrato, é um compromisso com a geração de prosperidade compartilhada com a população em cada território onde opera. Para isso, é fundamental que cada concessionária seja composta pela força de trabalho que representa cada região, com a cara e o sotaque de cada um dos diferentes brasis onde atua", declara Fabiana Strozzi, diretora de gestão de pessoas da Aegea.

Isso mostra que a transformação do mercado em direção à verdadeira representatividade não pode ser completa sem uma liderança diversificada. Ao compreender essa importância e agregar histórias e exemplos autênticos, estamos construindo alicerces mais sólidos para um futuro verdadeiramente inclusivo e equitativo.



Sobre a Imovit A Imovit é uma imobiliária de Campinas (SP) apaixonada por arquitetura, design e pessoas. Acreditamos que a composição de um lar vai além da parte material: o lar é o que cada um leva para dentro dele, todos os dias. Trabalhamos desde 2015 para transformar a experiência imobiliária.

Para mais dicas, acompanhe as novidades do nosso blog.



41 visualizações0 comentário
bottom of page